segunda-feira, 2 de julho de 2012

Da esquizofrenia em ser especial.

Todos temos precedentes, temos um histórico.
Informações fisiológicas em hospitais, acadêmicas em escolas e assim seguem as burocracias.
O currículo moral, na sociedade.
(quero apenas expor minhas idéias, sem a obrigação de parecer conexa)
Cada um tem seu curriculo moral, normalmente guardado para a sociedade, para a arte da sedução, para expor o intelecto, enfim, para razões sociais, sejam elas vaidosas ou não, e é sobre isso que eu quero falar.
Um relacionamento tem partida com o tal "curriculo". 'Fulana, ex de Beltrana, que trabalha na empresa X e agora está solteira, pessoa ótima'. 'Beltrana? essa é uma escrota, todo mundo sabe, que não quer nada da vida.'
Os meus pareceres sobre esses dois perfis não são isentos de dor, mas são simples.

Beltrana - a escrota conhecida: Acho um perfil incrível. É inegavel que os atos se repetirão, não criamos nossos "curriculos" a toa, então, qual será a surpresa em ser sacaniado por essa pessoa? Desde sempre se sabe dos comportamentos, porque achar que faz diferença na vida das pessoas? Não faz, ninguém faz, porque nós somos o que somo, e só somos diferentes enquanto tudo ainda parece interessante, quando acaba o enigma, voltamos a nós e tudo se repete. Sendo assim, com toda essa limpidez, não existem razoes cabíveis para um julgamento, sequer uma punição. Quem paga pra ver, tem que aceitar a condição.

Fulana - a sonsa: Ai reside o grande perigo. A boa, fiel, leal e todas as outras qualidades que tornam os defeitos meros detalhes esquecidos. E tudo é perfeito, é um milagre.
É essa a chave da loucura, porque alguma coisa acontece, e acontece com você, e isso te torna especial, afinal, se não foi assim antes, porque agora? E tudo começa a parecer uma mania de perseguição, uma esquizofrenia, porque a atitude (que só você viu) não combina com o perfil, e as pessoas te acham louca, e você começa a repensar em que momento pode ter causado tamanho descompasso no outro, para que ele perdesse a compostura, quase desacreditando da verdade que se conhece no próprio íntimo. E então, o "sonso" te corrompe, te penetra e enlouquece, através do perfil, e dos defensores do perfil, de quem não o viu e quem o ouve.

Não estou especificando nada no texto. Em um planeta com 7 bilhões de habitantes, certamente não estamos presos apenas a 2 perfis, e não é da minha vontade escrever sobre todos os que eu penso que existam, eu seria impessoal demais e causaria desconforto inclusive a mim mesma.
Não estou defendendo os escrotos. Eles causam estragos como qualquer um, os bons ou ruins...
Não estou me mascarando, nem me entregando, o que dá saber, como eu já falei, é que as coisas são o que são, e que mudamos de acordo ao nosso interesse, não há muito a fazer sobre. A vida é um ciclo, e tudo volta ao lugar de partida para partir novamente, não necessariamente para ser diferente.

Sem comentários: